Páginas

Doce de Leite


Um dia, estava eu em casa dos meus cunhados, quando ele decide ir para a cozinha fazer uma especialidade brasileira...o Doce de Leite. Num tacho, colocou o leite gordo e o açúcar e pôs ao lume e foi mexendo com uma colher de pau. O tempo foi passando e ele não largava o fogão, sempre a mexer o tacho. Quando finalmente, o doce ficou com a consistência exacta, ele retirou o tacho do lume e colocou-o  numa taça. Uma verdadeira delícia., mas não para eu fazer em casa. Tantas horas agarrada ao fogão para depois sair uma taçinha de doce. Achei que não valia a pena.
Tinha a minha bimby há pouco tempo, quando me lembrei que o doce de leite feito lá, deveria de demorar muito menos tempo. Fui ao forum das bimbólicas, e disse que o meu cunhado fazia esta receita no fogão e que demorava horas e se ali algúem me podia ajudar a efectuar a mesma receita, mas na bimby. Nem tive de esperar um dia, houve logo alguém que me deu a receita. Assim que li a receita, passei à execução da mesma e digo-vos, ficou igual à do meu cunhado ;)
Na minha opinião, este doce parece-se um pouco com o nosso leite condensado cozido.


Doce de Leite

Ingredientes:
1 litro de leite
130 g de açúcar
120 g de açúcar amarelo
200 g de nata líquida
1/2 colher de café de bicarbonato

Preparação:
Deitar tdos os ingredientes para o copo e programar 50 minutos / temperatura varoma / velocidade 5. Coloque o cesto na tampa e retire o copo medidor para evaporar e não salpicar.

Quando acabar o tempo, deite o doce rápidamente num frasco de vidro e deixe ficar frio.
Quando fica frio conseguimos a consistência ideal.
Guardar no frigorifico.

Utilização:
Serve para cobrir bolos, rechear pasteis e bolos, acompanhar crepes e frutas, ...


Bom Apetite!!!

Sem comentários: